Na Capoeira, Quem Exerça Função de Repassar Saberes, Ofícios e Fazeres, Se Impõe Que a Exerçamos com Responsabilidade Cidadã!

Por: Marco Aurélio Haikel.

Maranhay (até 2018 Revista do Leo) - n.54 - 2021

Send to Kindle


Resumo

Ao contrário de outrora, hoje, em uma Roda é comum a presença de crianças e pessoas idosas, porisso, a importância de fazermos uso de seu imenso manancial pedagógico.

Há que se primar pela a musicalidade como forma que sobressair a arte e o lúdico, habilidadesessenciais de nossa Arte Guerreira, aonde a luta, ao ser despertada, se manifesta pelo bomcombate, de maneira que assim a violência muito dificilmente prevalecerá.

A ausência de violência, não significa jogos de compadre e nem de comadre, apenas que por meioda arte, a dança e o lúdico dão o tom e a integridade física e moral são preservadas.Esse é o desafio que nos impõe aonde ao se priorizar a vida se aperfeiçoa o corpo, a mente e oespírito.

Não se engane quem considere que de tal forma a força, velocidade e potência não se manifestará,mas na Roda, tão somente como arte.

Endereço: https://issuu.com/leovaz/docs/maranhay_-_revista_lazerenta_54_-_fevereiro_b

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.