Na Escola, com a Escola Incorporada: Pesquisando o Processo de Socialização Pessoal Sobre o Corpo no Recreio e em Aulas de Educação Física Por Meio de Um Exercício de Trietnografia
Por Lucio Martinez Alvarez (Autor), Alfonso Garcia Monge (Autor), Nicolás Julio Bores-calle (Autor).
Em Movimento v. 22, n 1, 2016. Da página 143 a 156
Resumo
Por meio de uma “trietnografia”, três docentes comparam a escola que frequentaram na infância com uma observada atualmente e com o que entendem como escola ideal. Em torno de duas situações de uma jornada escolar (o recreio e a aula de Educação Física) identificaram as diferentes presenças do corporal na escolarização. Este triplo contraste entre memória, presente e ideal permite refletir sobre a escolarização do corpo em um sistema que evolui e que os autores procuram superar. A partir da narrativa etnográfica interpretativa, o objetivo deste texto é apresentar novos relatos pessoais que tratem de temas como o recreio como sistema de coerção e compensação, com códigos alheios aos professores e influenciado por práticas sociais extraescolares; as oportunidades de atender às pessoas de maneira global nas aulas de Educação Física e de que todos os alunos avancem no desenvolvimento de seu potencial motor e na aceitação da sua realidade física e da dos outros.