Na Teoria a Prática é Outra? Análise do Conhecimento Esporte nos Cursos de Formação Inicial de Professores de Educação Física no Sul Catarinense

Por: Carlos Augusto Euzébio e Vidalcir Ortigara.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.33 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

A produção crítica em Educação Física não se reflete como avanço na prática docente, o que é expresso pelo dito: “Na prática, a teoria é outra”. Em perspectiva contrária, nossa hipótese é que tais estudos não são oferecidos aos professores da área. Analisamos a bibliografia básica das disciplinas que abordam o esporte nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física de quatro instituições, procurando identificar se o esporte é abordado a partir das reflexões críticas. Concluímos que apenas quatro disciplinas abordam o esporte com obras do campo crítico, permitindo apropriação de sua complexidade, contradição e polissemia. Portanto, depreendemos do estudo que a formação inicial vincula-se a um projeto não-crítico de educação, ou seja, na prática a teoria é a mesma.

Endereço: http://rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/887

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.