Nado Submerso Ondulatório: Uma Visão Sobre o Quinto Nado

Por: Antonio Carlos Mansoldo, Joel Moraes Santos Junior, Jorge Augusto Barbosa de Sales Dias e Maressa Dpaula Gonçalves Rosa Nogueira.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho de revisão tem como objetivo analisar o Nado Submerso Ondulatório (NSO) que é considerado pelos atletas e treinadores como o “quinto nado”. Este nome surgiu devido aos quatro nados já conhecidos (crawl/livre, costas, peito e borboleta). Em qualquer um destes quatro nados, o NSO é utilizado nos momentos da saída do bloco e nos momentos de viradas devido a sua eficiência. Sabe-se que esses momentos são importantíssimos e que contribuem para a classificação dos nadadores durante as competições. Apesar da grande utilização desta técnica e de sua importância, poucos estudos vêm sendo realizados com a intenção de estudar as variáveis relacionadas ao NSO. Assim, esta revisão serve como uma tentativa de preenchimento dessa lacuna importante para área da Educação Física. Além disso, pretende-se com este trabalho levantar questões referentes ao NSO que servirão tanto para a aplicação prática como para a melhor compreensão desta técnica.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/2034

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.