Não Basta Assistir, é Preciso Debater Futebol: as Interações do Público do Programa Bate-bola no Twitter

Por: Antonio Edson Alcântara Bastos e Fernanda Chocron Miranda.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

No contexto do processo de reconfiguração da produção, transmissão e consumo de TV no Brasil, o presente artigo consiste em um estudo exploratório sobre a participação do público do programa Bate-Bola da ESPN Brasil no Twitter. Neste texto estão registrados os primeiros esforços de sistematização dos dados coletados com auxílio do software NVivo, no mês de junho de 2016. A proposta foi observar o espaço “aberto” para a participação dos espectadores por meio de hashtags relacionadas às três edições diárias e ao vivo do programa. Apresenta-se análise inicial do conteúdo das postagens nos dias em que as edições obtiveram maior participação. Com base no conceito de Social TV e na articulação deste com a empiria estudada, observa-se que o interesse do espectador que acompanha o Bate-Bola e interage no Twitter é “estar junto” e se sentir parte de um todo social que aprecia futebol.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.