Não é a Gente Que Escolhe a Vida, é a Vida Que Escolhe a Gente: Educação Física e Vulnerabilidade Social em Uma Escola de Eja da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/rs

Por: Francisco Goldschmidt Filho.

176 páginas. 2017 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação de mestrado acadêmico tem por objetivo a compreensão da cultura discente em uma escola de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, destinada ao atendimento de alunos em vulnerabilidade social, muitos em situação de rua. Para tanto, a questão norteadora que a pesquisa se propôs a responder ficou assim definida: Como são compartilhados os aspectos simbólicos da cultura de alunos em vulnerabilidade social nas aulas de Educação Física em uma escola da modalidade de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre? Sendo assim, neste estudo de natureza qualitativa, foi feita a eleição pelo estudo de caso etnográfico (MOLINA, 2004) por compreender que esse seria o melhor desenho de investigação para conferir profundidade à interpretação dos aspectos simbólicos compartilhados por um público muito particular. O trabalho de campo teve a duração de um ano letivo (março a dezembro de 2016) e contou com os seguintes instrumentos de coleta das informações: observação participante, diários de campo, diálogos, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. As observações eram realizadas quatro turnos por semana, duas no turno da manhã com as Totalidades Iniciais do Conhecimento e duas no turno da tarde com as Totalidades Finais do Conhecimento. Foram feitas observações nas aulas de Educação Física, no pátio da Escola, na entrada e saída dos estudantes da mesma, bem como no refeitório nos horários de intervalo e almoço. Para me auxiliar a responder ao problema de pesquisa, duas categorias de análise foram construídas, a primeira intitulada “Uma identidade marginal” e a segunda “""

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/165139

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.