Não é Só Pelos 20 Centavos: os Impactos do Movimento Pelo Passe Livre na Cobertura da Copa das Confederações 2013 e na Simbologia da Pátria de Chuteiras

Por: Andreia de Vasconcellos Gorito.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem como objetivo colocar em discussão o impacto das manifestações pelo passe livre, ocorridas no mês de junho de 2013 em diversas cidades do Brasil, na cobertura midiática da Copa das Confederações realizada no país. Ao contrário do que se poderia imaginar, o megaevento esportivo não foi o principal assunto da imprensa nacional durante o período de sua realização, sendo ofuscado pelas passeatas e protestos juvenis contra o aumento das passagens de ônibus em algumas capitais. Estas manifestações ganharam adeptos pelas redes sociais e nos levaram a questionar não apenas a relação preço versus qualidade dos transportes coletivos, mas também o atual papel do futebol em nossa sociedade e a consagrada narrativa da “pátria de chuteiras”. 

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.