Narração a Partir de Novas Experiências: a Importância de Apurar o Olhar Sobre o Evento Esportivo

Por: Clayton Oliveira Carvalho.

Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (volume I).

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Minha inclinação para a locução esportiva teve início ainda na infância. Sempre fui apaixonado por futebol. Meu pai e meu avô contribuíram para introduzir o vírus do esporte mais popular do Brasil nas minhas veias. Assistia transmissões sempre aos sábados à tarde na TV aberta e me lembro de estar em uma sala com meu avô vendo partidas do campeonato paulista. Eu tentava tecer alguns comentários, aos quais ele antipatizava, pois queria ouvir o narrador. Sábia decisão dele. Ali estava sendo plantada a semente da narração, pois acabava ouvindo junto. Aos 10 anos, o vírus se alastrou quando ganhei um rádio reló- gio. No começo dos anos 1990, as estações em AM eram bem mais acessíveis e tinham mais popularidade. Ficava procurando resenhas esportivas e ouvia até 22h. Afinal, não podia dormir tarde. Exceto aos finais de semana, quando conseguia ter acesso aos jogos do campeonato carioca.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.