Nas Vortá Que o Mundo Deu, nas Vortá Que o Mundo Dá: Capoeira Angola: Processos de Educação Não-escolar na Comunidade da Gamboa de Baixo.

Por: Sante Braga Dias Scaldaferri.

146 páginas. 2009 12/02/2009

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho pretende discutir os processos educativos desenvolvidos a partir da capoeira Angola, na comunidade da Gamboa de baixo. Para isso, a coleta de dados foi realizada com a interferência direta do pesquisador no campo de investigação, seguindo, dessa maneira, caminhos que apontaram para uma pesquisa-ação. As concepções teóricas, que sustentam essa pesquisa visam além da capoeira Angola, os processos educativos não-escolares, os fundamentos da pesquisa-ação e as divergências no que tange à compreensão de comunidade. Procura entender o posicionamento dos mestres de capoeira naquilo que se refere ao processo educativo de sua arte. Acredita-se que a capoeira Angola pode contribuir para a formação de sujeitos participativos, seguros de si e mais conhecedores da contribuição que a matriz africana exerce em suas vidas.

Endereço: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10457

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.