Resumo

Este estudo se configura como uma proposta de restabelecimento histórico acerca da Educação Física institucionalizada no município de Cacequi, no período da Ditadura Militar. Trata-se de uma tentativa de compreender, localmente, o papel do movimento humano no ensino formal em meio a vinte e um anos de regime político autoritário no país, favorecendo, assim, uma ampliação da visão que se tem hoje a respeito do processo evolutivo dessa disciplina. Para abordagem de tal contexto, procurando abarcar minimamente os aspectos complexos que uma investigação dessa natureza envolve, foram abertas três frentes de trabalho, quais sejam, uma revisão de literatura a partir da perspectiva histórica oficial relacionada à Ditadura Militar no Brasil, suas influências na educação e, especificamente, na Educação Física institucionalizada; a utilização das idéias de sistema, de ecologia da ação e de aparelho (baseado em Morin), que revelam aspectos complexos da vida em sociedade e, portanto, dos processos formadores da História; e a utilização da História Oral, como forma de conjugar e ampliar as possibilidades de abordagem e interpretação a respeito dos acontecimentos desencadeados, particularmente, pelas pessoas que estiveram envolvidas com a Educação Físicaformal entre 1964 e 1985, em Cacequi. Nessa perspectiva, considerando um conjunto de aspectos educacionais, culturais e políticos retratados nas narrativas que deram vida ao contexto da disciplina durante o regime militar, foi possível compreender a presença daEducação Física como um elemento que por vezes propiciou algo além de uma normalização da sociedade, como desejou o Estado, estando mais para a geração de algum grau de autonomia e formação política dos indivíduos do que o contrário.

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