Resumo

O estudo integra uma dissertação de mestrado que trata da questão da avaliação da Natação de adultos universitários e se justifica: a) pela importância da discussão sobre a obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Superior, na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação; e b) pelo destaque que os programas de Natação vêm alcançando na Universidade, no Rio de Janeiro (RANGEL - et alii, 1976). A revisão da literatura concen-trou-se em dois tipos de fontes que tratam dos temas Natação, Avaliação, Didática/Metodologia/Prática de Ensino: obras avulsas e periódicos, nacionais e estrangeiros. Constatou-se que são poucos os trabalhos sobre Natação que abordam a problemática da Medida/Avaliação (CARVALHO.S.d.;MORRIS, 1969; JOHNSON, 1972; SARMENTO. 1982; LANFRANCHI, 1983; BILLARD, 1987; AMATEUR SWIMMING ASSOCIATIONetalii, 1988), dando prioridade a aspectos como técnicas dos nados e metodologia do ensino, em geral (LOTUFO, s.d.; CASTRO, 1948; BARANY, 1961; LENK & PEREIRA, 1966; OWEN, 1968; BORY, 1971; LOPEZ. 1972; MARCH, 1973; JOHNSON, op. Cit. McKEOWN, 1974; TIMMERMANS, 1977; BROEKNANN, 1978; ELKIMGTON, 1978; MACHADO, 1978; STICHERT, 1978; BETTSWORTH, 1980; COUNSILMAN, 1980; REIS, 1982; WILKIE, 1982; FARIAS, 1983; NEW-MAN, 1983; SICHERT, 1983; DALBUQUERQUE, 1984; NASCIMENTO, 1984; ESCOBAR &BURKHARDT, 1985;HARDY, 1987; CATTEAU&GAROFF, 1988),e metodologia de ensino para adultos (DECHAVANNE & PARIS, 1982; GURNEY, et alii, 1983; KATS, 1983); motivação (CIRIGLIANO, 1981; NASCIMENTO, op. cit.); biomecânica (MACHADO, op. cit.;COUNSILMAN, op. cit.; CATTEAU & GAROFF, op. cit.); preparação física (CASTRO, 1948; LENK & PEREIRA, 1966; LÉGLISE, 1976); acidentes (LEGLISE. 1976); salvamento (LOTUFO, op. cit.; JARVIS, 1967; MACHADO, op. cit; JOHNSON, op. cit.; STICHERT, 1983); histórico (LOTUFO, op. cit.; LENK, s. d. a; 1982b; MACHADO, op. cit; CATTEAU & GAROFF, op. cit), e Regras (RUBIO, 1959). A revisão revelou que a maior parte das obras sobre edida/Avaliação em Educação Física, que tratam da Natação, limitam-se a apresentar testes e outros instrumentos: (AAHPER, 1950; CLARKE, 1967; LITWIN& FERNANDES, 1974; LOCK-HART, GRAY, KAPLAN, 1971; COLLINS & HODGES, 1978; MATHEWS, 1978; JOHNSON & NELSON, 1979; VERDUCCI, 1980; SAFRIT, 1986; MISSA, GUILLAUME, STURBOIS, 1987). As obras de Didática/Métodologia/Prática de Ensino também se limitam a apresentar exemplos de instrumentos (FARIA JÚNIOR, CORREIA. BRESSANE, 1982). No momento a partir da adoção de um conceito de avaliação, uma sistemática está sendo elaborada para uso com jovens adultos universitários.