Natação Artística Inclusiva: Importância do Atleta Não Pcd, Como Apoio, Aos Demais na Execução das Rotinas Uma Série de Casos

Por: Aguinaldo Silva Garcez.

11° Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada - CBAMA

Send to Kindle


Resumo

A Natação Artística (antigo Nado Sincronizado) é uma modalidade esportiva que exige sincronismo, ritmo e sintonia na execução de movimentos, por dois ou mais atletas, ao mesmo tempo. A expressão “Natação Artística Adaptada” é proposta para essa modalidade esportiva, quando os atletas envolvidos possuem alguma redução em sua capacidade funcional, que os caracteriza como PCD (pessoa com deficiência). Quando esta redução é muito significativa ou grave, o atleta apresentará maior dificuldade na execução dos gestos e figuras, o que poderá excluí-lo da prática da modalidade. Esta possibilidade de exclusão, pode ser minimizada, através da participação de um parceiro não PCD (atleta convencional, sem deficiência), como apoio e suporte na realização dos movimentos mais sofisticados. Esse apoio estimula o processo de concentração e foco na execução dos movimentos, promovendo a elevação do nível de autoconfiança e motivação do grupo, o que permite ao atleta PCD a prática dessa modalidade altamente exigente e pode conduzir à sua inclusão social e esportiva.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.