Natação em Barra do Corda

Por: Leonardo Delgado.

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


ORIGENS - As provas de natação, em Barra do Corda, eram realizadas no rio Corda, com travessias, geralmente do porto das pedrinhas até o guajajara, percurso de aproximadamente 1.000m, no período dos jogos escolares, agosto ou setembro, promovido pela prefeitura municipal.

2006MARÇO: A natação em piscina de Barra do Corda, tem início, com a implantação da Escola de Natação Aquabarra, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, em março de 2006.

junho é iniciado o primeiro projeto social, mediante convênio firmado entre Petrobrás e Prefeitura Municipal de Barra do Corda, atendendo 48 crianças carentes da comunidade cordina.

26 de agosto é realizado o primeiro festival de natação “Leonardo Delgado”, que contou com mais de 60 alunos, sendo essa a primeira competição de natação segunda as regras adotadas internacionalmente.

16 – 17 de dezembro ocorrem mais dois festivais internos de natação na piscina da AABB de Barra do Corda.

2007 - março AABB-Aquabarra filia-se a Federação Maranhense de Desportos Aquáticos.

21 de Abril em trabalho conjunto com a Associação de Capoeira Flecha, realizou-se o I Festival Seletivo de Natação e Capoeira, visando definir quais seriam os atletas que iriam representar o município no JEM’s (Jogos Escolares Maranhenses).

7 de julho a Aquabarra participa da 1° Competição a Nível Maranhense, o Campeonato Maranhense de Inverno, com 11 atletas, conseguindo um total de 22 medalhas, sendo 3 de ouro, 11 de prata, 8 de bronze, e a melhor atleta na categoria Infantil Feminino (Raira Pompeu Sousa).

6 a 8 de dezembro A segunda participação da Aquabarra no Campeonato Maranhense de verão em, com um número maior de atletas (31), consegue 35 medalhas, sendo 2 de ouro, 9 de prata e 24 de bronze.

2008 - fevereiro março participamos do Torneio Inicio de Natação debaixo de muita chuva, conquistamos seis medalhas de ouro, dez de prata e seis bronze, colocando doze atletas entre os melhores do estado do Maranhão.

15 de marco a Aquabarra participa do “I Torneio Mirim Petiz e Aberto A e B”, e novamente debaixo de muita chuva a Aquabarra se destaca com a única escola do interior do maranhão a participar do Campeonato Maranhense de Natação. A competição foi realizada com a participação das escolas Mac/Nina, DM Aquatic, Aquabarra e Bom Pastor, na piscina da DM Aquatic, em São Luís. Essa é a primeira competição em piscina curta de nossos atletas, disputada nas categorias Mirim I(8 e 9 anos), Mirim II(9 e 10 anos), Petiz I(10 e 11 anos) e Petiz II(11 e 12anos), Aberto A (12 a 16 anos) e Aberto B (maiores de 17 anos). A prova mais emocionante foi a de 100m borboleta categoria petiz, onde o atleta Ilsimar Costa Junior (Petiz I), em uma recuperação extraordinária nos últimos metros, chegando em primeiro lugar, disputado com o atleta da escola DM Aquatic, Marcos Aurélio (Petiz II). Dessa forma, Ilsimar se consagrou, como o melhor atleta maranhense petiz, nos nados de borboleta, costa e crawl.Outra atleta destaque foi Monick Milhomem, com apenas 12 anos competiu com meninas em idade 12 a 16 anos, conseguindo o segundo lugar, na prova dos 100m peito.

5 de abril com apenas 3 atletas Ilsimar Costa Junior, Débora Barbosa e Monick Milhomem, a Aquabarra obtém o primeiro grande resultado da escola, na piscina do clube da Alumar, bairro Turú em São Luis. Foram 9 medalhas, sendo 7 de ouro, uma de prata e uma de bronze.

2 e 3 de maio a capital do Tocantins-Palmas, com 11 atletas, a AABB-Aquabarra outro feito histórico, para o município de Barra do Corda, fomos consagrados como a 7ª melhor escola da competição ganhamos de escolas dos estados do Amapá, Piauí, Pará, Maranhão e Tocantins. Foram 10 medalhas no total, sendo 1 de ouro, 4 de prata, e 5 de bronze. A competição contou com a participação muito especial do treinador Sérgio Silva, da CBDA, uma das pessoas mais importantes da natação brasileira, que nos prestigiou e de um show, na direção geral da competição. Essa viagem só foi possível graças as pessoas como o empresário e pai José Augusto, o responsável pelo transporte; ao delegado Dr. Afonso pela autorização do transporte dos alunos e pais; ao escrivão de polícia, pela autorização de viagem dos menores; ao secretário de finanças da prefeitura (Pedro Teles); secretária de esporte e cultura (Tâmara Pinto) e a professora Neide Bezerra, pela hospedagem da comitiva de Barra do Corda em Palmas.

16, 17 e 18 de maio (sexta-feira, sábado e domingo), a Aquabarra participa pela primeira vez, na piscina olímpica do Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz, do XXXV Troféu Kako Caminha de Natação, regiões Norte e Nordeste. A competição, disputada nas categorias Mirim (I e II) e Petiz (I e II) envolveu as equipes da AABB/Recife, BNB Clube/Fortaleza, Clube do Remo/Belém, Náutico-Unimed/Fortaleza, Esporte Clube Cabo Branco/João Pessoa, Hedla Lopes Academia/Fortaleza, Nikita-Sesi Clube Português/Recife, MAC/Nina São Luís, Associação Atlética Kako Nadadores/Manaus, Adesef/Belém, Grêmio CIEF/João Pessoa, Colégio Mendel Vilas/Belém, Tuna Luso/Belém, ASSOPBM/Roraima, Aquabara/Barra do Corda-MA, DM Aquatic/São Luís, Complexo Educacional Contemporâneo, Clube Náutico Capibaribe/Recife e Apan/Amapá. Apesar de muitas dificuldades, e com apoio do Deputado Rigo Teles, conseguimos um feito, inédito para Barra do Corda, fomos a melhor escola de natação do estado do Maranhão na categoria Petiz I, com o atleta Ilsimar Costa Junior, se consagrando como o terceiro melhor atleta norte nordeste na prova de 100m borboleta.

22 a 25 de maio Mais um feito histórico para a natação de Barra do Corda, foi a convocação da atleta Monick Milhomem para compor a seleção Maranhense de Natação, na copa Inter-federativa Troféu Milton Medeiros, que ocorreu em Salvador.

4 e 5 de julho O Campeonato Maranhense de Inverno, marcaram um ano de competições para a Aquabarra, com resultados muito expressivos, foram 3 atletas como mais eficientes, Débora Barbosa categoria mirim 1, Wanderson Araújo categoria mirim 2 e Ilsimar Costa Junior categoria petiz 1, foram 39 medalhas, 8 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze e titulo de 3ª melhor escola do Maranhão.

13 de julho a Escola de Natação Aquabarra, Prefeitura Municipal de Barra do Corda, secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Esporte e Cultura, realizaram a III Etapa do Circuito Maranhense de Natação em Águas Abertas, a competição contou com a presença das equipes da Aquabarra, DM Aquatic, e Aquamax. Esse competição teve a participação especial da vereadora Nilda Barbalho, como principal incentivadora na câmara do vereadores, dos esportes aquáticos de Barra do Corda.

2 e 3 de agosto Federação Piauiense de natação foi realizado, na piscina do Círculo Militar de Teresina, a IV Etapa dos Jogos Abertos da Fundespi – Troféu Vicente Sobrinho que contou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - Semel. A competição foi disputada em todas as categorias de natação (Mini-Mirim a Master), com provas de 25 a 200m, foi um show de organização, companheirismo e hospitalidade. O evento contou com a participação de 9 clubes da capital piauiense e uma convidada muito especial a Escola de Natação AABB/Aquabarra de Barra do Corda, única representante Maranhense, os destaques da Aquabarra foram de Monick Milhomem e Débora Barbosa, que ganharam tudo o que participaram, só as duas somaram 12 medalhas de ouro, e de Ilsimar Junior 6 de ouro e 1 de prata, no quadro geral de medalhas a Aquabarra ficou em terceiro lugar perdendo apenas para o Circulo Militar e a Ranking do Piauí , mas na contagem geral de pontos obtivemos o 4° lugar geral. Nessa competição a Aquabarra conquista a façanha de 90 medalhas, sendo 45 de ouro, 31 de prata e 14 de bronze, isso tudo, graças a vereadora Nilda Barbalho, principal incentivadora da natação de Barra do Corda.

3 de setembro, na sede da AABB-Aquabarra, ocorreu a competição de natação dos jogos escolares do município com mais de 100 atletas, sendo o diocesano campeã com 50 pontos, destaque para as atletas Ângela França, Monick Milhomem, Raira Sousa e Natália Kinoshita, da Aquabarra.

25 a 28 de setembro os atletas da Escola de Natação Aquabarra, participaram do Troféu Walter Figueiredo Silva, na cidade de São Luis/MA. A Aquabarra participou dessa competição com 16 atletas, sendo 11 infantis, 4 juvenis e 1 Junior 1. O Troféu Walter Figueiredo, foi mais um palco de vitórias da natação cordina, que aos poucos vem se consagrado no território regional, os cordinos que treinam em piscina de 18m arrebataram três medalhas - uma de prata, duas de bronze. Destaque para as nadadoras Ângela França, segunda colocada nos 100m nado livre, terceira colocada nas provas dos 50m nado livre e Monick Cardoso, medalhas de bronze nos 100m peito. Essa competição também teve a participação de Joana Maranhão, nadado pelo Nikita/Sesi de Pernambuco.

21 a 23 de novembro realizado no Circulo Militar de Teresina, o Campeonato Piauiense de Natação. O evento contou com as melhores escolas do estado do Piauí e duas convidadas especiais do Maranhão AABB/Aquabarra de Barra do Corda e AABB de Caxias. Com muita garra e força de vontade a equipe da Escola de Natação AABB/Aquabarra trava duas grandes batalhas e alavanca a segunda colocação no campeonato piauiense de natação. A primeira batalha foi o deslocamento da delegação de Barra do Corda/Ma à Teresina/Pi, que ocasionou a desistência de 7 atletas na última hora quebrando alguns revezamentos e aumentando e muito os gastos com a viagem, a segunda batalha foi na piscina com as melhores escolas de Teresina, o Circulo Militar foi Campeã do Evento, com participações excepcionais dos atletas Vinicius Gabriel, Sthephany Andrade e Camila Ravenna, entre outros. As atletas Débora Barbosa (Mirim I) e Ângela França (Infantil I) receberam os troféus de melhor índice técnico nas provas de 50m livre, sendo que a Débora ainda quebrou 3 recordes, nos 50m livre, 50m borboleta e 50m costas, estabelecidos desde 1997, pela atleta prodígio Teresa Nascimento da Ranking Sport Center. Outro atleta que também quebrou recorde foi Ilsimar Costa Junior, nas prova de 50m borboleta, recorde que pertencia a Lauro Wilson Filho desde 2004. Os atletas Wanderson Araújo (Mirim 2), Ilsimar Junior (Petiz I), Estefane Sousa (Petiz II), Raira Sousa (Infantil II) e Gerisson Cabral(Junior I), foram os atletas mais eficientes em suas categorias.

21 de dezembro competição nas águas do rio corda, no dia em Barra do Corda, que contou com 60 atletas, das principais escolas de: Barra do Corda AABB/Aquabarra), Teresina (USMT, CMT e Eugênio Fortes).

o trabalho da AABB-Aquabarra teve uma projeção considerável, em relação ao ano passado. Passou de 57 medalhas para 304. De um melhor atleta para oito. Conseguiu colocar um atleta na seleção maranhense e três medalhistas Norte/Nordeste de Natação, Troféus Kako Caminha e Walter Figueiredo.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.