Natação e Psicologia: o Crescente Interesse dos Adolescentes Pela Natação

Por: .

Boletim Técnico Informativo - n.7 - 1969

Send to Kindle


Resumo

A existência de uma fase especial, revestida de características próprias, situada entre a infância e a idade adulta, sòmente foi admitida, pelos estudiosos da Psicologia Evolutiva, há pouco mais de 50 anos.

Até então, os fenômenos que hoje atribuímos à adolescência eram considerados manifestações específicas do final da infância ou confundidos com formas de conduta da fase inicial da idade adulta.

É extremamente difícil a determinação cronológica exata da adolescência, pois verificamos que, algumas vêzes, ela se inicia por volta dos 10 anos, e pode-se estender até além dos 20 anos. Todavia, toma-se como ponto de referência a idade de 14 anos para êste importante período da vida humana.

Etmològicamente, o têrmo "adolescência** originou-se do verbo latino "adolescera", "a fase em que a gente cresce**. Hoje em dia, alguns psicólogos adotam o conceito emitido por William Stern — "adolescência é a época da descoberta dos valôres e da diferenciação entre o valor do EU e os valôres do mundo

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.