Resumo

A natação tem sido considerada uma atividade física associada ao desenvolvimento motor e psicomotor para que a criança se conscientize de seus movimentos corporais que expressam suas emoções e suas descobertas. Importa considerar que a criança, principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Acredita-se que a forma de ensino, mais prazerosa e natural, possibilite o desenvolvimento da criança por meio da prática da natação com oportunidades de desenvolver talentos objetivando a formação do atleta para o futuro. O objetivo deste trabalho é identificar os motivos pelos quais os responsáveis procuram as aulas de natação para seus filhos enquanto bebês e se apresentam desejo de verem seus filhos “futuros nadadores”. Foram aplicados 9 questionários constituídos de onze (11) alternativas, em academias do rio de janeiro. No sentido de ordenarmos os motivos que compõem a expectativa dos pais em colocarem seus filhos de 6 à 24 meses de idade nas aulas de natação, estruturou-se uma estatística inferencial baseada nos valores médios dos escores de ordenação de 1 à 11, através da aplicação de Anova One-way (Análise de Variância) combinada ao teste Post Hoc de Tukey, objetivando ordenar os respectivos valores em ordem crescente. Destaca-se o fator motivacional segurança no meio líquido e desenvolvimento psicomotor como sendo os parâmetros prioritários no conjunto de fatores. De acordo com os resultados apresentados neste grupo, podemos concluir, conforme a expectativa das responsáveis pelos bebês com as aulas de natação é que a segurança ao meio líquido e o desenvolvimento psicomotor tem um enfoque importante com significativa preocupação com a saúde e a autonomia dos mesmos. O aprendizado da natação para este grupo etário encontra-se firmado na expectativa de mais segurança e possibilidade de preservar as vidas em meio líquido com a prevenção de acidentes relacionados. A continuidade do estudo torna-se necessária com um maior grupo amostral e controle das questões sociais, econômicas, educacionais e culturais associadas às expectativas dos responsáveis em favor de resultados mais consistentes.

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