Resumo

Esta dissertação tem por objetivo revelar procedimentos técnicos específicos que permitem o ensino da natação para crianças portadoras de deficiência visual, tendo em vista as reflexões realizadas durante este estudo. Sua estrutura oferece subsídios e sugestões para a ação dos educadores desta área, a partir de um recurso técnico elaborado em função das limitações e necessidades desta clientela, frente a aprendizagem da natação, com o intuito de motiva-los e auxilia-los no exercício e aperfeiçoamento de estratégias para suas programações didáticas. São aqui relatados, após minuciosas observações, dos registros em vídeos e dos apontamentos armazenados durante o período em que as atividades foram desenvolvidas, as etapas da aprendizagem da natação focalizando principalmente os critérios utilizados na adaptação da criança cega ao meio líquido, como ponto de partida para o ensino do nado propriamente dito. As técnicas estimuladoras adotadas e a inter-relação entre conteúdo técnico-empunhaduras básicas-afetividade-ludicidade-música, reunem dados fundamentais para os profissionais da área, uma vez que possibilitam meios para superar parte das dificuldades geradas pela própria deficiência, facilitando o ensino da natação. Através destes procedimentos evidenciou-se que a criança cega aprende a nadar em um espaço de tempo semelhante ao da criança vidente e surpreendentemente com a mesma desenvoltura.

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