Natação Para Indivíduos com Deficiência Intelectual: Uma Revisão Integrativa

Por: Alejandra Colmenares Pineda, Gisélia Gonçalves de Castro, Lilian Cristina Gomes do Nascimento e Maria Georgina Marques Tonello.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.8 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Os benefícios da natação para as pessoas, em geral, estão amplamente descritas na literatura, todavia hoje ainda questiona-se as evidências científicas destes para as pessoas com deficiência, em especial para as pessoas com deficiência intelectual. O objetivo desse estudo foi identificar estudos que abordem a natação adaptada para pessoas com deficiência intelectual e discutir quais principais temáticas e resultados de estudos na área. Esta revisão foi realizada através de uma busca de artigos publicados nos entre os anos 2005 a 2015, nas seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed, SPORTDiscus, Web of Science e Biblioteca Cochrane. Os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, foram selecionados 17 publicações para compor este estudo. Verificou-se que os estudos selecionados utilizaram a natação para esta população com diversas finalidades: como terapia, meio de fomentar a inclusão, meio para divulgar técnicas de ensino de natação adaptada, esporte de alto rendimento e também como meio de intervenção e pesquisa. Podemos concluir que a natação para pessoas com deficiência intelectual é uma área de grande interesse, visto a diversidade de temas abordados nos artigos selecionados para essa revisão. Sendo as áreas temáticas abordadas: reabilitação, inclusão social, aspectos do desenvolvimento, intervenção e investigação e estudos enfocando o alto rendimento. Todos estudos apresentados apontam uma contribuição significativa da natação para a saúde das pessoas com deficiências intelectuais.

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/218

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.