Natureza e Uma Educação Para o Corpo - Um Olhar a Partir do Emílio de Jean-jacques Rousseau

Por: Rachel Ramos de Souza.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

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Resumo

Esta pesquisa é resultado de um estudo feito para elaboração da monografia de conclusão de curso e teve como objetivo apresentar a Natureza como uma educadora de corpos a partir da concepção de Rousseau, tal como é proposta nos dois livros iniciais da obra Emílio, ou da educação. Nesta obra o autor apresenta um modelo de educação para a criança que está pautada no aprendizado por meio da relação com a Natureza. A pesquisa consiste em uma breve analise da obra o Emílio, a fim de expor os preceitos de Rousseau quanto a Natureza e como esta atua enquanto educadora do corpo. A metodologia utilizada foi uma analise bibliográfica dos livros I e II do Emílio apoiando-se também em autores que discutem o tema da natureza, educação e outras obras que dialogam com Rousseau acerca do tema de educação, corpo e natureza. Espera-se que este estudo, contribua para uma melhor compreensão da obra pedagógica de Rousseau sob uma leitura da Natureza e suas relações para a educação de corpos e suscite novos olhares e interpretações para o estudo acerca do que hoje se configura como educação corporal.

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