Resumo

Introdução: A imagem corporal destaca-se como um importante elemento do multifacetado mecanismo de identidade pessoal e este se caracteriza como um dos fatores essenciais na autoaceitação de adolescentes, pois, nesta fase, procuram obter uma imagem corporal que possa coincidir com a imagem projetada pela sociedade. Quando percebem que sua autoimagem não está de acordo com os padrões exaltados por meios midiáticos, podem apresentar atitudes inadequadas que provoquem distúrbios, até mesmo psicológicos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção da autoimagem corporal e níveis de satisfação de adolescentes do ensino médio de um município da região serrana. Materiais e métodos: Participaram do estudo, 42 indivíduos, sendo 17 mulheres (15,9 ± 0,6 anos; 52,6 ± 7,6 kg; 22,5 ± 5,8% de gordura e 20,1 ± 2,1 IMC) e 25 homens (16 ± 0,7 anos; 67,5 ± 12,3 kg; 25,4 ± 7,4% de gordura e 22,3 ± 3,8 IMC). Na primeira visita solicitou-se a autorização à escola e aos responsáveis dos alunos para a realização da pesquisa. Na segunda, terceira e quarta visitas realizou-se a antropometria e a aplicação do questionário. Para a avaliação da autoimagem corporal e níveis de satisfação, foi aplicado o questionário com a escala de silhuetas proposta por Stunkard (1983) contendo duas perguntas para que os participantes pudessem observar a escala e responder: qual é a sua silhueta atual (SA) e qual é a sua silhueta desejável (SD). Nessa escala observa-se imagens de 1 a 9, sendo 1 caracterizado como muito magro e 9 como obeso para os dois gêneros. O nível de satisfação com a imagem corporal foi identificado a partir da diferença entre as silhuetas que os participantes identificaram como atual e desejável, sendo o percentual de satisfação calculado através da seguinte equação: (% satisfação = SA - SD ¸ 9 x 100). Resultados: Trinta e três participantes (78%) mostraram insatisfação com a imagem corporal, sendo 19 homens (45%) e 14 mulheres (33%). Quanto às percepções de imagem atual e desejável, verificou-se que 94% das participantes do sexo feminino identificaram como silhueta atual as que estavam entre a numeração de 2 a 5 e como desejável as silhuetas de numeração 2 e 3. Entre os participantes do sexo masculino, 92% dos participantes identificaram sua silhueta atual as que estavam entre a numeração de 2 a 5 e desejável de 4 a 6 (Tabela 2). Conclusão: A maioria dos participantes está insatisfeito com a sua autoimagem e almejam um estereótipo criado pela sociedade.