Níveis de Rendimento em Resistência de Velocidade (especial) em Atletas de Hóquei Sobre Patins em Diferentes Fases de Preparação

Por: José Emersom, Marcelo Nogueira Jabur e Paulo Roberto de Zechin Oliveira.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O sistema de preparação do desportista representa a utilização utilização orientada de todo o complexo de fatores que condicionam a obtenção dos objetivos da atividade desportiva. Dentro deste contexto, no processo de preparação (treinamento) visando o resultado desportivo torna-se fator fundamental o desenvolvimento das condições adequadas de treinamento, respeitando-se os princípios de especificidade e as atuais tendências de organização e estruturação que compõem a periodização do treinamento desportivo. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar os níveis de rendimento em resistência de velocidade (especial) dos atletas de duas equipes de alto nívelde hóquei sobre patinsda cidade de Sertãozinho (SHCe CLRS) em diferentes fases de preparação do macrociclo - A) início da fase preparatória; B) final da fase competitiva- Aavaliação constou de 4 séries de 10 repetições de 40 metrosem velocidademáxima; adotou-se intervalos rígidos entre as repetições com 30 segundos de duração e, o intervalo de 3 minutos entre as séries. Foi utilizado o Teste "t" de Student (p<0,05) para análise da diferença entre as duas equipes; a equipe que estava na fase inicial de preparação não conseguiu completar as 4 séries propostas, demonstrando níveis acentuados de fadiga muscular em relação à outra equipe que completou integralmente o teste proposto. Após a análise dos resultados, concluímos que os níveis de resistência de velocidade (especial) podem sofrer uma queda acentuada durante período de transição e, embora durante o mesociclo de incorporação utilizou-se grandes volumes de treinamento aeróbio, integralmente esta característica de treinamento não capacitou o atleta para responder de formaeficazaos estímulos anaeróbios neste período. Tais resultados indicam no sentido de que no treinamento de atletas de alto nível, o volumeunilateral de treinamento aeróbioretarda a adaptação anaeróbia específica exigida na competição de hóquei de nível elevado.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2014 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.