Nível de Ansiedade Pré-competitivo em Atletas de Voleibol

Por: Camila Teixeira Costa, Débora Pereira Coutinho, Gabriel Araujo Sulzbacher, Luiz Henrique Rezende Maciel e Marcelo de Castro Teixeira.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
O estudo buscou verificar o nível de Ansiedade-Traço, em atletas infantis do sexo feminino que praticam voleibol.

Métodos e resultados:
O estudo foi realizado com 99 atletas de voleibol, do sexo feminino, idade média de 14,27 anos. Utilizou-se o Teste de Ansiedade-Traço em Competições Esportivas - SCAT desenvolvido por Martens (1977), traduzido e adaptado por De Rose Junior & Rosamilha (1985), composto por 15 questões objetivas que avaliam o nível de Ansiedade-Traço das atletas ao participar de uma competição. O mesmo foi aplicado durante a fase classificatória dos XVIII Jogos Infantis do Sudoeste de Minas Gerais (JOJUNINHO), realizado na cidade de Caxambu-MG. O questionário foi aplicado aproximadamente 30 minutos antes das atletas entrarem em quadra para competir. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, e através desta análise observouse a frequência percentual dos resultados. Verificou-se que 64,64% das atletas responderam que: "antes de competir sinto-me mal disposta". Já as questões: "antes de competir preocupo-me se não vou conseguir fazer tudo bem" e "antes de competir sinto-me calmo" foram respondidas por 56,56% das atletas. E 93,93% responderam que: "em competição é importante definir um objetivo". Pressupõe-se que em geral as atletas apresentaram um nível de ansiedade-traço pré-competitiva significativo para a idade, portanto, tais resultados podem interferir significativamente no desempenho das atletas.

Conclusão:
O nível de ansiedade-traço apresentado pelas atletas de voleibol neste estudo foi considerado um fator que merece atenção, pois dependendo do seu estado emocional o desempenho durante a competição pode ser prejudicado.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.