Resumo

O estudo objetivou descrever o nível de atividade física e a exposição a comportamento sedentário de escolares em uma amostra representativa de 2936 escolares de sete a 10 anos de idade de Florianópolis-SC. O nível de atividade física foi auto-relatado em questionário ilustrado com 11 tipos de atividades em três níveis de intensidade. A distribuição em tercis do escore gerado foi utilizada para caracterizar o nível de atividade física (36, 58 e 141). Os comportamentos sedentários de assistir TV, jogar videogame e usar o computador foram informados pelos pais e categorizados em ≥ 2 horas para indicadores individuais e < 2, 2 a 4 e ≥ 4 horas para o tempo total de tela. O deslocamento ativo foi mais frequente entre escolares da rede pública (55,0% vs 21,7%), enquanto o escore geral de atividade física foi maior entre os meninos (p<0,001) e entre os escolares da rede privada (p<0,001). Os comportamentos sedentários foram mais frequentes entre os meninos e entre os escolares da rede pública de ensino (p<0,001). Ser classificado no terço mais ativo do escore de atividade física se associou positivamente ao sexo masculino, a escola privada e com um tempo total de tela diário menor que duas horas. Conclui-se que existem diferenças nos padrões de atividade física e de comportamentos sedentários entre os sexos, e entre escolares das diferentes redes de ensino, sugerindo que intervenções para a promoção da saúde são necessárias em idades precoces, uma vez que tais comportamentos podem manter-se na adolescência e vida adulta.

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