Nível de Atividade Física de Crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental

Por: Carla Francieli Spohr, Cati Reckelberg Azambuja, Daniela Lopes Santos, Denise Walker, Juliano Boufleur Farinha e Mario Renato Azevedo.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

RESUMO: Baixos níveis de atividade física têm sido verificados entre crianças e adolescentes, o que vem contribuir para o aumento da prevalência de várias doenças. Assim, os objetivos do presente estudo foram verificar o nível de atividade física e a correlação destes com comportamentos sedentários das crianças no 1 º ano do Ensino Fundamental nas escolas de uma cidade do sul do Brasil. Para isso, foi determinada uma amostra representativa de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e privadas. Para obter os dados do Nível de Atividade Física (NAF) foi utilizado o questionário “Dia Típico de Atividade Física e Alimentação” (DAFA). Dados sobre o número médio de horas diárias em frente à televisão/vídeo-game ou computador foram obtidos por meio de um questionário enviado aos pais. O resultado obtido com a amostra de 274 crianças (131 meninos e 142 meninas) com idade média de 6,33 anos de 12 escolas (5 estaduais, 4 municipais e 3 particulares), através da divisão em quartis das médias do DAFA, mostrou um baixo nível de atividade física (36,49±19,06) e não houve diferença significativa entre as redes de ensino. Não houve correlação entre o NAF e os comportamentos sedentários ligados ao uso da televisão/vídeo game ou o computador. No entanto, observou-se uma tendência de que quanto maior o número de horas em frente ao computador, menor o NAF. Neste sentido, são importantes intervenções de promoção da atividade física para crianças, com objetivo de substituir o tempo que passam em comportamentos sedentários por atividades físicas.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3255

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.