Resumo

O avanço das tecnologias bem como os métodos preventivos e de tratamento tem prolongado a vida, superando expectativas que atualmente ultrapassa os 60 anos de idade, ou seja, o país esta em processo de envelhecimento. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, o Brasil terá aproximadamente 32 milhões de pessoas idosas. 
Entretanto, o aumento da população idosa é preocupante, pois a longevidade não representa saúde e qualidade de vida, em função do aparecimento de diversas doenças relacionadas à idade. 
Assim, torna-se necessário compreender os aspectos relacionados a qualidade de vida, como a “percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações” . The WHOQOL Group (2007 apud ALEY, LITVOC, 2007, p.39), além desses fatores a prática de atividades físicas é um componente importante que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida.

Acessar Arquivo