Nível de Atividade Física e Satisfação Corporal em Estudantes de Educação Física

Por: Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras, Maria Elisa Caputo Ferreira, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Valter Paulo Neves Miranda.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.21 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a satisfação corporal e o nível de atividade física em estudantes de Educação Física, do sexo masculino e feminino, de diferentes períodos do curso. A amostra foi composta por 197 acadêmicos do primeiro ao oitavo período do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para avaliar o nível de atividade física e a satisfação corporal foram utilizadas a versão curta do questionário International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e a Escala por Áreas Corporais (EAC), respectivamente. Foi realizada a análise descritiva dos dados seguida pelo teste de normalidade. Posteriormente, buscou-se associar o nível de atividade física aos sexos e aos períodos do curso, bem como o nível de satisfação corporal à idade dos estudantes. Verificou-se a variação do nível de satisfação corporal entre os períodos e entre as categorias do nível de atividade física do IPAQ. Os resultados demonstraram que o nível de atividade física não esteve associado à satisfação corporal dos universitários, e que as comparações entre o nível de atividade física e a satisfação corporal nos diferentes períodos do curso não foram significativas. Contudo, foi observada uma associação significativa entre o nível de atividade física e o sexo, e entre a idade e a satisfação corporal. Ademais, os homens se apresentaram significativamente mais satisfeitos que as mulheres. Conclui-se que a satisfação corporal não esteve relacionada aos diferentes períodos do curso de Educação Física. Entretanto, indivíduos mais velhos e os homens foram considerados mais satisfeitos com o seu corpo quando comparados aos mais jovens e às mulheres.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3893

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.