Nível de Condicionamento de Mulheres Sobrepeso/obesas Depois de 8 Semanas de Exercícios Aeróbios ou de Metabolismo Misto

Por: Carlos Alexandre Fett, Julio Sergio Marchini e Waléria Christiane Rezende Fett.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Exercícios aeróbios ou de metabolismo misto são utilizados para o tratamento da obesidade, mas não está claro qual deles tem melhor impacto para este fim. Para investigar este assunto, foram formados dois grupos de mulheres sobrepeso ou obesas: o treinamento com pesos em circuito (TPC, n=14), ou a caminhada (CA, n=12), treinando 1 hora x 3 dias/semana no primeiro mês e 1 hora x 4 dias/semana no segundo, ajustados pela freqüência cardíaca e escala de Borg, mais dieta hipocalórica para ambos os grupos. Elas foram avaliadas quanto à antropometria, gasto energético de repouso (GER), balanço nitrogenado (BN) e testes físicos. Foram reduzidos o peso, o percentual da gordura corporal e aumentada a massa magra (MM) em ambos os grupos (p < 0,05). A circunferência muscular do braço aumentou significativamente somente no TPC e a circunferência muscular da coxa em nenhum grupo. O TPC melhorou nos seis testes físicos e o CA em três (p < 0,05). A relação kcal/kg foi mantida, a kcal/MM diminuiu, a kcal/gordura corporal aumentou e o BN foi mantido em ambos os grupos. Ambos os grupos tiveram resultados semelhantes relativos às variáveis da composição corporal e metabolismo. Mas, o TPC mostrou melhor resultado relativo ao desempenho físico, o que é considerado redução dos fatores de risco para saúde.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n3p261

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.