Nível de Conhecimento e Práticas de Hidratação em Atletas de Futebol de Categoria de Base

Por: Alex de Alexandre Fernandes, Ciro José Brito, Fabrícia Geralda Ferreira, Janaína Lubiana Altoé, , Lilyane Perny Tsai e Rafael Pires Silva.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o nível de conhecimento e hábitos de hidratação de atletas de futebol da categoria de base. Foram avaliados 216 atletas do sexo masculino, com idade média de 18± 0,9 anos, pertencentes a clubes da primeira e da segunda divisão de quatro Estados brasileiros, possuindo em média 8,7 ±2,6 anos de prática na modalidade. A metodologia empregada foi do tipo exploratória, através de uma pesquisa descritiva, utilizando-se um questionário composto por 18 perguntas objetivas auto-administrado. Os principais resultados indicaram que 32,3% e 30,1% dos atletas em competições e treinamentos, respectivamente, não apresentam estratégia de consumo de líquidos apropriada. Um total de 1,4% e 4,6% informou que nunca hidratam em treina¬mento e competição, respectivamente. Quando questionados sobre a solução (água ou isotônico) consumida antes, durante e após o exercício, a água apresentou maior índice de resposta em todos os momentos. Aproximadamente, 80 atletas, se hidratam somente após a sensação de sede. Dentre as soluções ingeridas, a Coca-Cola® aparece com 11,1% de adeptos. Somente 27,8% registram o peso corporal freqüentemente e 54,16% afirmaram não ter idéia de como deve ser realizada uma adequada hidratação. Os sintomas mais comuns apresentados pelos atletas foram câimbras (53,2%), sede intensa (37,5%) e dor de cabeça (33,8%). Esses resultados sugerem que os jogadores de futebol da categoria de base apresentam uma série de hábitos inadequados de hidratação, o que pode propiciar menor rendimento nos treinamentos e competições.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n2p202

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.