Nível de Atividade Física e Ocorrência de Neuropatia em Diabéticos Tipo 2 da Atenção Primária do Município de Rosário do Catete - Sergipe

Por: Patrícia Cardoso Braz.

83 páginas. 2015 26/08/2015

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A atividade física (AF) faz parte das recomendações do Ministério da Saúde para o controle do Diabetes Mellitus (DM) e suas complicações. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física e ocorrência de neuropatia diabética periférica em idosos com DM tipo 2. Casuística e Métodos: Trata-se de estudo transversal com amostra escolhida por conveniência, equivalente a 11.8% dos diabéticos de Rosário do Catete - SE, correspondente a 49 indivíduos. Critérios de inclusão: idade ≥ 18 anos e cadastro nas Unidades de Saúde da Família como diabéticos tipo 2. Critérios de exclusão: incapacidade de realizar atividade física e déficit cognitivo. Instrumentos utilizados: Questionário Internacional de Atividade Física, Escore de Sintomas e Comprometimento Neuropático. Dados coletados nos ambulatórios e residências. Análises estatísticas realizadas com os testes T Student, U de Mann Whitney e Regressão Logística Multivariada por meio da versão 13.0 Stata. Resultados: Foram selecionados 52 indivíduos, idade média igual a 63±12.3 anos, categorizados em neuropáticos (n=29) e não neuropáticos (n=23), bem como em mais ativos (n=16) e menos ativos (n=36). Verificou-se que apenas 31% dos indivíduos eram mais ativos, esses tinham idade média e glicemias menores, assim como maior tempo de diagnóstico. A presença da neuropatia diabética foi estatisticamente significante naqueles menos ativos (p<0,01) tal qual o inverso (p<0,01). Conclusão: Não foram encontrados parâmetros adequados do nível de atividade física em 69% da amostra e a neuropatia diabética apresentou prevalência de 56%.

Endereço: https://bdtd.ufs.br/handle/tede/1816

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.