Nível de Atividade Física em Adultos Quilombolas com Deficiência

Por: Bruno Morbeck de Queiroz, Denise Vasconcelos Fernandes, Inglis Araújo da Silva Gomes e Ricardo Franklin de Freitas Mussi.

Atividade Física Para Pessoas com Deficiência.

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, têm crescido as discussões e preocupações a respeito da inserção e participação da pessoa com deficiência nos programas de atividade física e esportes, quer seja para desenvolvimento de atividades para a reabilitação, atividade competitivas, recreativa ou relacionadas a promoção da saúde (COSTA; DUARTE 2002). A Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), conceitua deficiência como “problemas nas funções ou nas estruturas do corpo, como um desvio significativo ou uma perda” (OMS, 2003, p.21), enquanto a atividade física é entendida como ação muscular que gere gasto energético para fins da movimentação corporal (CASPERSEN; POWELL; CHRISTENSON, 1985).

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.