Nível de Atividade Física no Ambiente Escolar: Um Estudo Sobre o Recreio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas de Pelotas/rs

Por: Daiana Lopes de Rosa.

124 páginas. 2014 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

No espaço escolar existem, pelo menos, duas possibilidades para que as crianças acumulem tempo de envolvimento em atividade física durante o dia: o recreio e a aula de Educação Física. No entanto, estudos mostram que o tempo curricular, destinado à aula, não consegue cumprir com as recomendações para à prática de atividade física, sendo grande parte do seu tempo destinada à atividades de baixa intensidade. Neste sentido, o recreio surge como uma oportunidade de promover a atividade física na escola. Justificativa: os estudos que envolvem crianças e adolescentes são bem mais limitados O que mostra a importância de mais estudos que envolvam essa população, a fim de entender seu comportamento em relação à prática de atividade física e hábitos saudáveis. A maior parte dos estudos com nível de atividade física no ambiente escolar estuda a aula de Educação Física, mostrando a importância de investigações acerca do recreio escolar. Objetivo: Diagnosticar o nível de atividade física durante o recreio escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes de ensino estadual, municipal e particular da cidade de Pelotas, RS. Métodos: Estudo transversal de base escolar. Estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - das escolas públicas (municipal e estadual) e privadas da cidade de Pelotas. O processo de amostragem será realizado em múltiplos estágios. Primeiramente será feita uma lista de todas as escolas que possuem de 1º ao 5º ano do ensino fundamental (ou de 1ª a 4ª série na nomenclatura antiga caso ainda não tenha passado para o ensino de 9 anos). Logo após será feita uma estratificação das escolas por redes de ensino: público (municipal e estadual) e privado. Por motivos de logística de campo, serão sorteadas 20 escolas, respeitando a proporcionalidade de cada rede de ensino, com isso serão necessárias 10 escolas municipais, sete estaduais e três privadas. Após a definição das escolas será pego uma listagem de todas as turmas do primeiro ao quinto ano de cada escola. Logo após será realizado um sorteio de uma turma de cada ano para participação do estudo. Com as cinco turmas de cada escola serão solicitadas as chamadas das turmas selecionadas e será sorteado oito alunos; quatro meninos e quatro meninas, sendo que destes dois meninos e duas meninas para participar da coleta de dados, os demais serão suplentes caso algum aluno falte. A atividade física será mensurada através de dois instrumentos, será utilizado um protocolo de observação o SOPLAY, que objetivam avaliar o recreio escolar. Durante o recreio, os alunos sorteados também usarão o sensor de movimento acelerômetro ActiGraph GT3X+ que medirá a intensidade da atividade física durante o recreio.

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.