Nível de Autonomia de Crianças com Deficiência Participantes de Um Projeto de Natação

Por: Evelinny Lucas Leite Siebra, Hilgeany de Freitas Timoteo, Ialuska Guerra, Maria Izalete Inácio Vieira e Mônica M Siqueira Damasceno.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

As crianças com deficiência podem apresentar dificuldades no desenvolvimento de sua autonomia. O objetivo do estudo é avaliar os níveis de autonomia de crianças com deficiências participantes de um projeto de natação. Estudo qualitativo na modalidade fenômeno situado com análise ideográfica. Amostra de 20 crianças com deficiência, professores e cuidadores da escola e monitoras do projeto de natação. Os instrumentos utilizados foram entrevistas, filmagem e questionário. A coleta de dados ocorreu no período antes e depois da intervenção, com a aplicação da entrevista com as professoras e cuidadoras dos alunos sobre o comportamento e a autonomia das crianças na escola. A entrevista foi replicada no período final do projeto. No período de intervenção de 7 meses foram filmadas as aulas e aplicado o questionário com as monitoras do projeto. Os procedimentoos realizados respeitaram as normas internacionais de conduta ética em pesquisa com seres humanos. Os resultados indicam que antes de participarem do projeto havia um predomínio nos comportamentos agressivos e introvertidos e baixos níveis de autonomia na utilização do banheiro, na alimentação e no transporte escolar. Esses comportamentos apresentaram melhorias durante o tempo de realização do projeto. Quanto as aulas de natação houve uma evolução com alunos progressivamente pedindo para entrar na piscina, realizando movimentos sem ajuda de flutuadores e dominando a técnica básica de pernada e braçada do nado livre. Com base nos resultados concluiu-se que a participação no projeto de natação contriubui no processo de desenvolvimento da autonomia das crianças.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.