Resumo

INTRODUÇÃO 

Socorros são cuidados imediatos prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidente ou mal súbito, com a finalidade de manter as funções vitais da vítima e evitar o agravamento de suas condições, através de procedimentos até a chegada de uma assistência mais qualificada. Tais acidentes podem acontecer também na escola, onde todos devem saber como agir e quais procedimentos realizar de forma ágil, correta e segura. Sena (2008, p. 48) afirma que “o ambiente escolar é um lugar propício a acidentes, devido ao grande número de crianças que nele se encontra, interagindo e desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas”. É também na escola que o aluno pode posicionar-se sobre uma situação de emergência, contribuindo na tomada de decisões que podem até chegar a reduzir o evento morte. Diante deste contexto, nosso trabalho objetivou identificar o nível de conhecimento dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) sobre primeiros socorros e realizar intervenções nas aulas para suprir eventuais carências, considerando que a EJA é uma modalidade de ensino que possibilita acesso ao conhecimento científico a pessoas que não o tiveram em período escolar adequado à idade.

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