Resumo

As modalidades esportivas coletivas (MEC) apresentam ambientes sempre imprevisíveis, e entender os processos cognitivos é essencial para que as situações problemas sejam solucionadas da melhor forma, permitindo assim um melhor desempenho do atleta no jogo. O objetivo deste estudo foi de identificar e comparar o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de jogadores de futebol da categoria infantil masculino, pertencentes a dois clubes de futebol do estado de Pernambuco. O estudo é do tipo descritivo e transversal com amostras por conveniência. Foram analizados 51 atletas da categoria infantil masculino, pertencentes a dois clubes de futebol da cidade do Recife – PE (Grupo A n = 26; grupo B n = 25 indivíduos). Utilizou-se os protocolos de Mangas (1999) com adaptações feitas por Giacomini (2007).Para a análise descritiva dos dados foram utilizadas medidas de tendência central (mediana) e de variabilidade (erro padrão). Para as análises inferenciais, utilizaram-se inicialmente os testes de Bartllet (homogeneidade de variâncias) e de Shapiro Wilkes (distribuição normal). Posteriormente, foi empregado o teste de MannyWitney com um nível de significância de p≤ 0,05. Os dados foram gerados no pacote estatístico SPSS for Windows 2007, versão 17.0. Os resultados obtidos foram: grupo “A” Med= 13,8; EP= 0,48; Nº AC Geral= 544. Grupo “B” Med= 13,2; EP= 0,54; Nº AC Geral= 466. Concluímos que o tempo de prática (experiência) influencia nos resultados dos níveis de CTD dos atletas e que os protocolos utilizados foram eficientes para o fenômeno verificado.

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