Nível de Intensidade nas Aulas de Educação Física do Ensino Fundamental

Por: Augusto Pedretti, Fernando Vian, , Luciano Panosso e Naildo Santos Silva.

Pensar a Prática - v.22 - n.1 - 2019

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Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de intensidade das aulas de Educação Física de escolares do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e corte transversal. A escola foi selecionada por conveniência. Foram avaliadas 11 aulas, de uma turma do oitavo ano. As variáveis do estudo foram: as atividades em que os escolares estavam envolvidos, frequência cardíaca, velocidade e a distância percorrida. Para o tratamento dos dados foram utilizadas técnicas descritivas. Apenas 31 minutos foram aproveitados do período total da aula, os alunos permaneceram 19 minutos em intensidade muito baixa e baixa. Sendo assim, as evidências indicam que as aulas são pouco aproveitadas e os esforços físicos realizados com intensidade alta caracterizaram-se como de curta duração.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/50582

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