Nível de Qualidade de Vida dos Idosos em Instituição de Longa Permanência - Lar dos Velhinhos, Maringá/pr

Por: Daiane Yuri Uyeno, Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior e Maria do Carmo Correia de Lima.

Cinergis - v.17 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: avaliar o nível de qualidade de vida (QV) de idosos institucionalizados. Método: trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo e transversal, realizada entre março a agosto de 2014, na qual foram avaliados 15 idosos institucionalizados do Lar dos Velhinhos da cidade de Maringá/PR, de ambos os sexos, com média de idade de 76,9±10,1 anos. A QV foi avaliada por meio dos questionários WHOQOL-Bref e WHOQOL-Old. Resultados: quando avaliado a QV geral, os idosos obtiveram escore 71,3±10,1 no WHOQOL-Bref e 56,9±9,8 no WHOQOL-Old. Conclusão: a QV dos idosos institucionalizados mostrou-se baixa e o domínio Relações Sociais se mostrou com o maior escore e o de Autonomia, com o menor. É preciso incentivar e implantar atividades físicas, sociais e de lazer para promover a saúde dos idosos e assim contribuir para uma melhor QV.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7763

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.