Nível de Desenvolvimento Motor em Crianças do Ensino Fundamental I da Paraíba

Por: Álvaro Luis Pessoa de Farias.

85 páginas. 2011 09/12/2011

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Resumo

Desenvolvimento motor é interpretado como o processo de mudanças que ocorrem no comportamento motor ao longo do ciclo de vida e é caracterizado por mudanças qualitativas, envolvendo as necessidades biológicas subjacentes as ambientais e ocupacionais, que influenciam o desempenho motor e as habilidades motoras dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi diagnosticar e descrever o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças, em idade do Ensino Fundamental I, no Estado da Paraíba.  A amostra foi composta por 410 crianças distribuídas nas quatro regiões paraibanas  (Mata, Borborema, Sertão e Agreste), sendo 209 meninos e 201 meninas, na faixa etária de 6 a 10 anos. A obtenção dos dados ocorreu na própria escola que a criança estudava, tendo sido as crianças filmadas realizando as habilidades motoras  dos subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Ulrich, 2000). Após a filmagem, a análise dos dados foi feita por três avaliadores devidamente treinados. Os  valores brutos referentes ao subteste locomotor realizado em regiões e grupos etários foram diferentes entre os grupos etários, F(4,390)=52,61, p<0,001, entre  as regiões, F(3,390)=9,34, p>0,001, e interação entre grupos etários e regiões, F(12,390)=2,41, p>0,01. No controle de objetos, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,390)=58,26, p<0,001, entre as regiões, F(3,390)=13,44, p>0,001, e interação entre os grupos etários e as regiões, F(12,390)=4,07,  p<0,001. Nos valores brutos referentes ao subteste locomotor, em função do gênero e grupos etários, foi observada diferença entre os grupos etários, F(4,400)=60,04, p<0,001, porém não revelou diferença entre gêneros, F(1,400)=2,12, p>0.05, e interação entre os grupos etários e os gêneros, F(4,400)=1,57, p>0.05. No controle de objetos, observou-se diferença entre os grupos etários, F(4,400)=71,51, p<0,001, e entre gêneros, F(1,400)=8,82, p<0,005. De forma geral, estes resultados indicaram que o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças de 6 a 10 anos no estado da Paraíba melhora com o avanço da idade cronológica. Diferenças foram observadas entre as regiões, com as crianças da região da Mata apresentando o melhor nível de desenvolvimento comparado com as crianças das demais  regiões. Diferenças entre gênero foram observadas, indicando que possíveis diferenças culturais podem influenciar o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Finalmente, os valores de idade motora equivalente, observada para o desenvolvimento motor das crianças, indicam que o nível de desenvolvimento motor das crianças do Estado da Paraíba está condizente com o esperado para a idade cronológica. Dessa forma, pode-se sugerir que as condições vivenciadas pelas crianças do Estado da Paraíba são adequadas para a promoção do desenvolvimento motor esperado de crianças de 6 a 10 anos de idade.

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/B973B3AJGLEHGILF9ME8N2DALAJYDKPLJC5NNMLMV6XPB4IMB3-07139?func=full-set-set&set_number=000489&set_entry=000001&format=999

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