Resumo

A funcionalidade básica e o nível de atividade física são comumente prejudicados pelo  envelhecimento, e podem ser influenciados pelos sintomas depressivos, estado cognitivo global e nível de 
escolaridade. Objetivo: analisar relação entre escolaridade e funcionalidade básica, nível de atividade física,  sintomas depressivos e estado cognitivo global em idosos fisicamente ativos. Método: 53 idosos 
fisicamente ativos de ambos os gêneros responderam ao Questionário Baecke de Nível de Atividade Física,  Escala Katz de Funcionalidade Básica, Mini-Exame do Estado Mental e Escala Geriátrica de Depressão.  Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: encontrou-se correlação  significativa apenas entre escolaridade e estado cognitivo global; nível de atividade física, funcionalidade  básica e sintomas depressivos não se correlacionaram significativamente com a escolaridade. Conclusão: a  escolaridade não influenciou o nível de atividade física, funcionalidade básica ou sintomas depressivos,  mas correlacionou-se com o estado cognitivo global, conforme descrito pela literatura, exercendo uma  função protetora

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