No Coração de Havelange: Memória, Biografia e Narrativa na Simbólica de Um Livro Sobre o Maior Dirigente de Futebol do Século Xx

Por: Luiz Guilherme Burlamaqui Soares Porto Rocha.

Esporte & Sociedade - v.8 - n.21 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A história de João Havelange tem sido objeto de investigação e de curiosidade em diversas biografias escritas por jornalistas, acadêmicos, e até mesmo dirigentes. Em 2011, o Comitê Olímpico Brasileiro publicou um livro de memórias, uma espécie de mistura de uma longa entrevista do presidente de honra da FIFA e uma narrativa corrida escrita por dois jornalistas. É preciso dizê-lo que lidamos com um texto de caráter escrito, mas cujo teor e conteúdo é marcado pela oralidade, já que a maior parte dele constitui falas pinçadas do expresidente da CBD. Desta forma, o artigo pretende interpretar o discurso de memória contido na ‘peça de colecionar’, mostrando sua imbricação a certa  visão de mundo elaborada por e sobre Havelange, que, ao colocar o coração como símbolo e a cordialidade como o dever ser, reconstroem os arquétipos tipicamente ideais da liderança política à brasileira.  

Endereço: http://www.uff.br/esportesociedade/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.