Resumo

Esta dissertação tem como objetivo compreender como é construída uma prática pedagógica que busca romper com a tradição da Educação Física por meio da reconstrução da cultura escolar dessa matéria de ensino. Além disso, almeja proporcionar a essa experiência maior visibilidade acerca das possibilidades construídas para as aulas de Educação Física. Trata-se de um estudo de caso de caráter etnográfico, realizado com uma professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória - ES que busca reconstruir a cultura escolar da Educação Física. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: diário de campo, entrevistas, gravações de diálogos, fotografias e vídeos. A prática pedagógica apresentada e discutida nessa pesquisa é caracterizada pela preocupação em democratizar o conhecimento abordado nas aulas de Educação Física, proporcionando, por meio do processo de aprendizagem-ensino, a ampliação do acervo dos estudantes em relação aos temas de estudo da cultura corporal de movimento. A professora busca construir uma mudança de significado do fazer Educação Física, onde são contempladas as dimensões do saber-fazer, o saber-sobre-o-saber-fazer e o saber-relacionar-se. Enfoca também, a criatividade da professora ao enfrentar as resistências e conflitos despertados por essa prática. Observamos que a busca por reconhecimento profissional e uma relação amorosa, constituíram referências para o desenvolvimento das aprendizagens de maneira contextualizada e coerente com a realidade escolar. A aula de Educação Física na prática investigada constitui-se num encontro social no qual são vividos sensações e sentimentos positivos e/ou negativos que geram conflitos, sendo tais conflitos mediados pela relação de carinho e respeito mútuo construída entre estudantes e professora. A teoria do reconhecimento de Honneth (2003a) foi por nós utilizada como alternativa para a análise das questões levantadas a partir da prática. Procuramos com esse trabalho proporcionar maior visibilidade às práticas construídas num contexto escolar favorável ao compartilhamento de idéias, no qual o diálogo crítico e colaborativo incita novas possibilidades para que as práticas possam ser pensadas e aperfeiçoadas a partir da reflexão coletiva.