Resumo

Na direção de uma educação que consiga levar em conta a música como conhecimento de mundo, como ferramenta fundamental para a criança viver, ouvir, experimentar e compreender o mundo que está à sua volta, proponho essa oficina repleta de atividades musicais lúdicas, com as quais poderemos vivenciar e discutir a música como parte do currículo na educação básica. As vivências musicais têm por objetivo trazer oportunidades de contato com conteúdos musicais que revelem a beleza e a alegria das novas descobertas, sobrepondo aquilo que é mais racional e árido, tão presentes no cotidiano escolar. Algumas perguntas conduzirão as reflexões: O que estamos oferecendo para as crianças? Nas nossas aulas elas têm oportunidades de estarem acolhidas em dimensões de razão, mas também de sensibilidade? Qual o papel da arte e do educador nesse processo? O que podemos oferecer por meio da música? Como tema principal para abordarmos a proposta de que a música é elemento fundante do conhecimento de mundo, escolhi a temática “No encanto dos passarinhos”, com a qual irei explorar um universo musical presente na nossa cultura popular, com várias músicas que falam desses seres da natureza tão presente no nosso dia-a-dia. A metodologia pela qual será desenvolvida a oficina é de vivências conjuntas de atividades práticas, seguidas de reflexões. O referencial teórico tem por base pesquisa em coletâneas musicais da cultura popular.

Acessar