Norbert Elias e o Esporte Contemporâneo: Comentários Sobre o Processo Civilizador e Controle das Emoções em Esportes Radicais

Por: Gustavo Gutierrez e .

Revista da ALESDE - v.3 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Neste estudo, objetivou-se ilustrar a relevância e originalidade de interpretar as atividades desportivas atuais, por exemplo, esportes radicais, a partir da avaliação de Norbert Elias sobre o processo civilizatório. Para construir esta reflexão, discutimos a busca de racionalidade no comportamento dos indivíduos, pensando-os dentro de uma lógica racional mais abrangente, inter-relacionados às teias sociais. Esporte no processo civilizatório, incluindo que as regras de conduta e sentimentos também são considerados como libidinais, controle dos impulsos afetivos, emocionais levou a uma evolução das regras sociais em todos os campos. O papel da emoção, disciplina, controle emocional no campo do esporte, enquanto uma área onde as expressões evidentes de sentimentos (que são restritos para o resto da vida social) são permitidos. O esporte é visto como canal para difundir mimesis, emoção e catarse. Consideramos o Esporte Radical como ação que busca a emoção e o descontrole controlado; o esporte vem do desenvolvimento da racionalidade, da tomada de decisões, das ações dos sujeitos e parte da complexidade das teias simbólicas.

Endereço: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alesde/article/view/32471

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.