Notas Introdutórias Acerca da História da Supressão do Lazer Pela Via do Trabalho Infantil no Mundo Amargo da Cana-de-açúcar

Por: Maurício Roberto da Silva.

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Trata-se de uma investigação em processo de construção, cujo título provisório é O assalto à infância no mundo amargo da cana-de-açúcar. Onde está o lazer? O gato comeu!!!. O texto é um breve ensaio sobre a história social da criança no âmbito da exploração do Trabalho infantil e a conseqüente supressão do tempo de lazer. Visa ainda refletir sobre as possíveis similitudes deste fenômeno entre os séculos XIX e XX. São evocadas as condições de vida desumanas fábricas Têxteis da Inglaterra, de higiene c péssimas de trabalho, insalubridade, jornadas extensas, escolarização, acidentes do trabalho e a falta de tempo para a vivência do lúdico. A moldura histórica do século XIX é apresentada a partir dos libelos veementes de Marx e Engels contra a exploração do trabalho precoce. Este quadro é confrontado com a vida cotidiana das crianças e adolescentes dos canaviais de Pernambuco, carentes de infância, escola, moradia, saúde e lazer. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.