Notas Sobre o Brinquedo: Possível Diálogo Entre Brougère, Benjamin e Vigotski

Por: , Gabriel da Costa Spolaor e .

Pró-Posições - v.30 - n.2 - 2019

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Resumo

O presente trabalho objetiva estabelecer um diálogo entre as concepções de brinquedo expressas por Benjamin, Brougère e Vigotski. Para tanto, analisamos os textos “História cultural do brinquedo” e “Brinquedos e jogos”, de Benjamin; “O brinquedo, objeto extremo” e “O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança”, de Brougère; e “O papel do brinquedo no desenvolvimento” e “O desenvolvimento do simbolismo no brinquedo”, de Vigotski. Os autores partilham da concepção de que o brinquedo é um objeto cultural, cujo contato permite ao sujeito aprender a própria cultura. Identificamos as convergências e divergências entre essas obras, evidenciando os significados referentes ao conceito de brinquedo, sem desconsiderar suas construções teóricas.

Endereço: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0005

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