Noticiário Esportivo na Tv: Entretenimento e Promoção de Grandes Eventos. Uma Análise do Globo Esporte (Globo/SP) e do Caderno de Esportes (Esporte Interativo)

Por: Carlos Henrique de Souza Padeiro.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Os processos de absorção do jornalismo pela indústria cultural e de espetacularização de modalidades esportivas de alto rendimento têm intensificado a exploração do esporte como produto de entretenimento dentro da cobertura especializada. A constante veiculação de imagens e informações sobre equipes e atletas midiáticos faz a sociedade assimilar o esporte como artigo da indústria do entretenimento. Por meio da análise das pautas do Globo Esporte/SP e do Caderno de Esportes, principais telejornais esportivos diários da Rede Globo e do Esporte Interativo, respectivamente, o artigo mostra que esses programas priorizam o aspecto da diversão, em busca da audiência e para promover grandes eventos. Prescinde-se de um aprofundamento em temas como política e economia do esporte. 

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.