Nova Tendência do Jornalismo Esportivo Televisivo: Relação Dialógica Entre os Apresentadores e os Telespectadores dos Programas Central da Copa e os Donos da Bola

Por: Maria do Socorro de Sousa Cruz.

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

A programação esportiva sofreu mudanças, partindo do modelo clássico e convencional para a informalidade, abrindo espaços para interatividade, com a participação direta do telespectador. O objetivo deste trabalho foi analisar a nova tendência do jornalismo esportivo televisivo, direcionado ao Programa Central da Copa, exibido durante os Mundiais de 2010 e 2014, na África do sul e no Brasil, respectivamente, e Os Donos da Bola exibido em 2013. Foram analisados alguns programas, considerando os princípios da teoria de Bakhtin, relacionada ao dialogismo, bem como os conceitos por ele utilizados Nesse sentido, destaca-se a interatividade observada entre os sujeitos dos programas pesquisados e a presença de situações relacionadas à teoria dialógica de Bakhtin como alteridade, dialogismo e polifonia.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.