Editora Icone. Brasil 2011. None páginas.

Sobre

A importância do planejamento:

As publicações brasileiras disponíveis sobre projetos e construções destinadas à prática esportiva, educação física, atividades físicas e lazer não fazem referência à fase de planejamento que deve preceder às etapas do projeto e da construção. Como consequência, grande parte das instalações construídas em nosso País atende de forma parcial - e muitas vezes precária - aos fins para as quais foram idealizadas. A razão clara reside justamente na ausência de planejamento metódico e racional, com base em princípios de comprovada eficácia adotados em centros mais avançados.
O aprofundamento e disseminação dessa área de conhecimento, bem como os conceitos aqui apresentados, ensejam a que as pessoas envolvidas no processo e concepção de instalações destinadas ao esporte, educação física, atividades físicas e lazer conscientizem-se da importância da interação de conhecimentos multidisciplinares no planejamento, no projeto e na construção de instalações funcionais e sustentáveis.

SUMÁRIO:

Histórico:
Como surgiu a ideia de se buscar uma unidade de pensamento entre os especialistas, objetivando sistematizar conceitos de planejamento no desenvolvimento de instalações esportivas e de lazer e de como se desenvolveu uma sólida base de conhecimentos cuja disseminação vem se refletindo em benefícios econômicos, funcionais e ampla satisfação aos usuários dessas instalações.

Conceito:
Os conceitos dizem respeito às razões, princípios e motivações que devem estar presentes na mente dos responsáveis por projetos destinados a instalações de esportes e lazer. São preceitos fundamentais cuja observância é básica para o sucesso do empreendimento.

Pelo mundo:
Uma visão do grau de importância conferido por alguns países no que se refere a um dos instrumentos educacionais de maior relevância e satisfação para seus cidadãos: o investimento em instalações de esportes e lazer.

Instalações esportivas:
Ampla orientação, direcionamentos e guias para o planejamento de instalações complexas ou de grande porte como piscinas, ginásios, arenas e estádios.

Complementos técnicos:
Considerações sobre importantes complementos técnicos que integram as instalações tais como vestiários, arquibancadas, iluminação e acústica.

Anexos:
• Planejamento de Legados de Megaeventos Esportivos - Fernando Telles.
• Estádios e Senso de Local - Peter Eisenman.
• O Planejamento - Richard B. Flynn.
• Sustentabilidade e Preservação Ambiental para otimizar a Construção de Espaços de Esporte e Lazer - Lamartine da Costa.
• Fitness - Tendências em Equipamentos - Thomas H. Sawyer.

Acessar