Novos Modos de Olhar Outras Maneiras de Se Comportar : a Emergência do Dispositivo Esportivo da Cidade de Curitiba (1899-1918)

Por: .

2011 19/12/2011

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como temática central o surgimento do esporte na cidade de Curitiba entre os anos de 1899 e 1918. Em seu desenvolvimento analisa os modos como o esporte foi, em certa medida, um dos elementos mais determinantes na transformação de hábitos e comportamentos dos moradores da cidade. A partir do conceito de "dispositivo" elaborado por Michel Foucault (1996) e da compreensão do esporte como um importante símbolo de modernidade e de urbanidade, esta pesquisa buscou compreender, ainda, os mecanismos de constituição do que denominamos aqui de dispositivo esportivo. Para seu desenvolvimento, realizou-se o levantamento e analise de reportagens e imagens produzidas pela imprensa curitibana do período aqui delimitado, particularmente do jornal "Diário da Tarde". 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000857371&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.