Novos Ordenamentos Legais e a Formação de Professores de Educação Fisica: Pressupostos de Uma Nova Pedagogia de Resultados

Por: .

2003 14/02/2003

Send to Kindle


Resumo

Este estudo representa desafios e certa ousadia tendo em vista buscar compreender a formação de professores no momento histórico em que ocorre a reestruturação das forças produtivas capitalistas e o reordenamento do Estado, por meio do neoliberalismo, dando contornos a uma nova ordem mundial. Neste contexto, o estudo visa compreender de que forma as políticas sociais implementadas pelo Estado estão orientando a formação de profissionais, professores e professoras, no cenário histórico das reformas educacionais, e explicitar os significados, as características, os avanços e as possibilidades existentes no atual o modelo de formação de recursos humanos para o país, tendo referência, o desenvolvimento curricular, a trajetória conceitual, as teorias e métodos, e as tendências sócio-culturais que constituem o perfil da formação em Educação Física . O estudo também procura situar o quadro sócio-econômico em que ocorre o processo de discussão da iniciativa governamental, - com suas leis, e as tendências do tema formação de professores no contexto mundial e local brasileiro. Como objeto de estudo, este trabalho estabelece um olhar crítico sobre os componentes teórico-metodológicos estruturantes do novo modelo de formação de professores, objetivando compreender seus significados e as conseqüências práticas que podem advir com a implementação da pedagogia das competências, preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica. Ao tomar as competências como categoria de análise, o estudo aponta a possibilidade de se estar lidando com os traços embrionários de uma nova pedagogia de resultados, extensivo a toda formação profissional. Como contribuições, este trabalho sugere algumas possibilidades de intervenção crítica nesse processo, indicando alguns elementos que possam auxiliar a elaboração dos futuros projetos de formação de professores de Educação Física, por parte das instituições de ensino superior (IES).

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000289852&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.