O Acontecimento Democracia Corinthiana: Cartografando Estratégias de Resistência Ao Modo de Subjetivação Capitalístico Através do Plano das Práticas Esportivas

Por: Vitor Martins Régis.

2004 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Desde uma perspectiva cartográfica, este trabalho pretende analisar os processos de subjetivação no campo dos esportes orientados para o alto rendimento. Em primeiro lugar, escolhemos criticar a psicologia do esporte, propondo que esta disciplina, ao invés de privilegiar a expansão da vida, multiplica uma série de valores capitalísticos como a competitividade, a produtividade, a homogeneidade e o recorde. Em seguida, nós apresentamos a Democracia Corinthiana como um acontecimento que demonstra uma real experiência de democracia plena dentro de um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Finalmente, consideramos que a emergência da Democracia Corinthiana promoveu um movimento de resistência à subjetividade capitalística a partir do âmbito das práticas esportivas de alto rendimento.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12616

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.