O Advento do Lazer em Belo Horizonte ou das Festas e Diversões: Um Estudo dos Hábitos de Divertimento na ‘cidade Moderna’ a Partir do Minas Geraes

Por: Georgino J. de Souza Neto e .

Licere - v.12 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este estudo buscou investigar as primeiras manifestações de lazer na nova capital mineira, Belo Horizonte. Para tanto, a seção “Festas e Diversões”, do periódico oficial do Estado, o Minas Geraes, foi a referência central e norteadora das fontes utilizadas. O período analisado vai da fundação da cidade, em 1897, até o final da primeira década do século XX. Neste sentido, foi possível observarmos práticas singulares de divertimento, atreladas à uma transição/passagem do tradicional para o moderno. Vivências trazidas da antiga capital, Ouro Preto, como bailes e partidas dançantes, palestras literárias e operetas musicais e teatrais; mas também novas formas de diversão, exigidas pela modernidade, como o esporte e o cinema. A co-existência destas práticas marca a gênese do ideário de lazer na pretensamente moderna capital do Estado de Minas Gerais.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV12N02_a2.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.